Pesquisar
Close this search box.

Segurança da Informação tem salários excelentes, mas falta profissionais

segurança

Na era da informação, onde os dados são o ativo mais precioso e as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, surgem os profissionais da segurança da informação.

Eles são os responsáveis por proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados que impulsionam as vidas digitais.

Inclusive, essa é uma das profissões do futuro, mas que está com escassez de profissionais. Entenda mais sobre!

O que é a segurança da informação?

A segurança da informação é um campo que se dedica a proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados e informações em sistemas de computadores e redes.

Portanto, ela envolve a implementação de medidas e práticas que visam prevenir o acesso não autorizado, a divulgação indevida, a alteração maliciosa ou a destruição de informações sensíveis.

O que faz o profissional dessa área?

Hoje essa é uma das áreas que mais carece de mão de obra especializada. E o que faz o profissional?

Então, o profissional de segurança da informação é encarregado de gerenciar a segurança dos dados e informações de uma empresa.

Assim, seu principal objetivo é proteger essas informações sensíveis contra possíveis ataques cibernéticos, mas também pode desempenhar um papel fundamental na elaboração de políticas de segurança.

Na área, é comum encontrar diferentes termos que se referem ao mesmo campo, como Infosec, cibersegurança, segurança cibernética e cyber security.

Como dito, apesar da crescente conscientização sobre a segurança da informação, há uma carência significativa de profissionais qualificados na área.

Segundo dados do Google for Startups, a segurança da informação apresenta o maior déficit global de talentos.

Quanto é o salário?

A remuneração na área de cibersegurança é uma das mais atraentes, e os profissionais têm a oportunidade de construir uma carreira sólida.

A alta demanda por especialistas leva a uma constante valorização dos profissionais, com salários que variam significativamente de acordo com a especialização.

Por exemplo, Analista de Governança, risco e compliance conta com um salário de até R$ 18 mil. Já o gerente de cibersegurança, conta com um salário de até R$ 38 mil.

Como entrar na área da segurança da informação?

Embora o campo de segurança da informação tenha ganhado destaque recentemente, existem diversas opções de estudo para quem deseja ingressar nessa área:

  • Iniciar com graduações em Tecnologia da Informação, como sistemas de informação, ciência da computação, rede de computadores e desenvolvimento, para estabelecer uma base sólida;
  • Buscar cursos técnicos específicos em segurança, aprofundando o conhecimento na área;
  • Participar de eventos de tecnologia, que proporcionam networking e oportunidades de aprendizado;
  • Estudar ameaças cibernéticas, como malware, ransomware, phishing, engenharia social e ameaças persistentes avançadas.

Conclusão

A segurança da informação é uma profissão em alta demanda, com salários atraentes e diversas oportunidades de crescimento.

No entanto, também é uma área que exige constante atualização e enfrenta desafios, como a escassez de profissionais qualificados.

Então, para quem está disposto a investir em educação e a se dedicar, há um mundo de possibilidades nesse campo em constante evolução.

Fonte: Globo

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.